sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O estranho caso de Cernache sem Bonjardim

Cernache do Bonjardim vila que terá sido assim denominada devido à existência do Paço do Bonjardim (actual Seminário das Missões), actualmente não faz juz ao seu nome, visto não existir nenhum jardim público, digno dessa terminologia.
Tem-se assistido no decorrer das últimas semanas a um interessante debate entre o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim e o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Sertã, a propósito da construção do dito jardim que esta Vila não possui. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim defende que o Município adquira o terreno anexo ao parque das feiras opinião  com que, pelo que me é dado a entender,  o Sr. Presidente da Câmara Municipal concorda, sendo que a questão do diferendo, que temos assistido através da comunicação social, se deve somente ao preço do referido terreno.
Na minha opinião pessoal não seria necessário adquirir qualquer terreno para a construção do referido jardim, o ideal para esta Vila seria a construção do jardim na totalidade do actual recinto do parque das feiras (sem aquisição de qualquer terreno anexo) e transferir o parque das feiras para outro local a designar. Isto, porque o referido terreno anexo, que segundo a comunicação social, tem uma dimensão de aproximadamente  2000 m2, que creio não ser área suficiente para fazer um jardim que dignifique o nome desta Vila e que se possa equiparar às áreas verdes existentes em vilas vizinhas como o Jardim Parque em Figueiró dos Vinhos ou a  Alameda da Carvalha na Sertã e, para além disso, não teria uma área envolvente adequada.
Outra hipótese que poderia  ser explorada seria a aquisição dos terrenos em frente à escola básica S. Nuno de Santa Maria e a criação do jardim nesse local, visto que a construção da referida escola foi mal planeada pelo anterior executivo, pois não existe espaço de recreio digno desse nome e sendo que com a aquisição desses terrenos poderia também ser resolvido o problema de estacionamento na Rua 5 de Janeiro.
Como hipótese de recurso, ou em conjunto com uma das referidas anteriormente, sugiro que seja celebrado um protocolo com a Sociedade Missionária da Boa Nova para a abertura do jardim do Seminário das Missões ao público, ficando a manutenção e ampliação do mesmo a cargo do Município. Simultaneamente, poderia ser analisada a candidatura do Seminário das  Missões a Monumento Nacional, como mais uma forma de fomentar o turismo na região.
A  Câmara Municipal da Sertã nos últimos tempos tem, também, falado na criação de um museu no Concelho, sendo o Seminário das Missões o local que, de longe,  mais condições reúne tanto a nível de importância histórica como cultural. A abertura de uma parte do edifício e da sua vasta biblioteca aos cidadãos como museu, poderia atrair turistas de todo o país, tendo no local do nascimento do mais recente Santo português,  S. Nuno de Santa Maria, o seu principal argumento  e seria uma mais valia para o concelho e  para a freguesia de Cernache do Bonjardim.
Termino esta breve reflexão com a resposta à Sra. Luzia Liberato e ao Sr. Luís Manuel que na última edição deste jornal teceram algumas considerações a propósito do meu último artigo.
Em primeiro lugar queria esclarecer a Sra. Luzia Liberato que, não sou contra a passagem da Volta a Portugal  e não nego que traga alguns beneficios para o concelho, sou contra é o timing deste final de etapa (o que pode constatar se ler o artigo com mais atenção do que diz que leu). Quero salientar é que face à dívida que a Câmara Municipal da Sertã apresenta, actualmente existem necessidades mais urgentes (tal como disse no último artigo), como por exemplo o tema que tratei hoje.
Quanto ao Sr. Luís Manuel lamento que esteja ideologicamente preso e que diga “Ámen” a tudo o que a Câmara Municipal da Sertã faz desde que mudou de cor política, e até defenda o investimento absurdo no estádio Dr. Marques dos Santos. Eu reafirmo que, a meu  ver a Câmara Municipal da Sertã tem as prioridades mal definidas,  deve sim apoiar e incentivar a prática do desporto mas não tem a obrigação de financiar projectos megalómanos, sendo que os clubes de futebol devem ser tão auto suficientes quanto possível. Absurda também é a necessidade do concelho ter um Pavilhão Multiusos.  Mais um “elefante branco” na Sertã? Creio que já  existem suficientes.
 Aproveito também para salientar a liberdade ideológica que tenho e que me permite ver os factos sem palas nos olhos. Mas verifico que o que tanto incomodou  foram as minhas propostas para a redução da despesa e não a principal temática do artigo, que pelos vistos também devem considerar evidente  a desertificação do interior e a diferença de tratamento entre a Sertã e as restantes freguesias do concelho .

5 comentários:

Anónimo disse...

Cernache do Bonjardim realmente merecia mais! Está esquecido desde os tempos do Ângelo Farinha. Vergonhoso o que se passa no financiamento ao futebol.

Anónimo disse...

Do tempo do angelo farinha? Porra esse não lixou mais cernache porque não pôde. Fo..-.e!Que desconhecimento da historia recente do concelho.

Anónimo disse...

para o anonimo de 12 outubro as 22/14.
O senhor deve andar nas nuvens, ou então é cego que nem uma porta.
vejamos: quartel dos bombeiros, mercado municipal, quartel da GNR,extensão de saude, campo de jogos de cernache, zona industrial de cernache, para não falar no saneamento básico da vila assim como passeios pedonais da UIC até ao quatel dos bombeiros, assim como muitas obras em muitos lugares da freguesia

Anónimo disse...

Para o Anónimo de 27 de Outubro às 23:29.

Até pode ser verdade as obras que refere, mas o mercado municipal foi um atentado, o antigo era muito melhor e a Câmara Municipal não entrou com um tostão para a construção do Quartel dos Bombeiros, foram valorosos Cernachenses, que em peditórios e cortejos de oferendas e muito trabalho, conseguiram construir aquela casa e comprar os primeiros carros e ambulâncias, pena que hoje não haja uma direcção com o mesmo empenho.

Anónimo disse...

Primeiro do que o jardim de Cernache ainda vai ser a requalificação da Carvalha, que é o habitual. Cernache está mesmo esquecido à décadas!