sexta-feira, 13 de abril de 2012

Zonas Industriais e um Apelo Solidário

É com agrado que observo a ampliação das Zonas Industriais do Concelho, algo fundamental que só peca por tardio, visto que, estas expansões já deveriam ter decorrido há largos anos. É lamentável que, numa altura em que o investimento é tão escasso, empresários tenham de esperar pela disponibilidade de um lote, para efectuar um investimento, segundo foi mencionado em algumas assembleias municipais.

Contudo, olhando para os planos de pormenor publicados em Diário da República existem alguns pontos duvidosos. Em primeiro lugar, a passagem de 40 para 60% da área de implantação, que apesar do aumento, me leva a crer que grande parte das empresas fixadas nas duas Zonas Industriais não cumprem nem irão cumprir este requisito, algo preocupante que poderá levantar problemas a estas empresas no futuro. Depois, temendo tornar-me repetitivo no meu discurso e não tendo nada contra o alargamento da Zona Industrial da Sertã, antes pelo contrário, gostaria que o executivo explicasse o porquê da diferença na alteração ao plano de pormenor da Zona Industrial da Sertã ser de 681.094,51 m2 e o da Zona Industrial de Cernache do Bonjardim de 187.200 m2, ou seja a Zona Industrial da Sertã irá crescer cerca de 4 vezes mais que a de Cernache do Bonjardim.

Se deixaram construir acima do aprovado (isto aconteceu no tempo de todos os executivos desde o início das Zonas Industriais), para resolver o problema só teriam que fazer um levantamento das construções existentes e aprová-las e então definir as regras futuras que teriam que ser observadas por todos.
Custa-me também entender que esteja previsto gastar, no próximo ano, 1 milhão de euros no edifício dos Paços do Concelho para a recuperação do mesmo, uma vez que não tendo eu um conhecimento profundo do estado deste edifício, creio que esta não é uma obra prioritária, visto que o mesmo não aparenta sinais de degradação. Esta obra tal como o ajardinamento da “Cerrada” é um investimento fútil, desprovido de qualquer estratégia em tempos de crise e que vêm acentuar a tendência centralista que caracteriza a actuação da Câmara Municipal da Sertã ao longo de décadas!

 Nos tempos conturbados que vivemos, são necessários investimentos que permitam um desenvolvimento sustentado do Concelho, que permitam criar postos de trabalho e riqueza, o alargamento das Zonas Industriais é disso um bom exemplo. Este alargamento, apesar de ser uma aposta importante para o desenvolvimento do Concelho, não é, de todo, suficiente, são necessárias politicas activas que procurem atrair investimento e não dificultá-lo como acontece muitas vezes.

O Município tem o dever de estar ao lado dos empresários e pugnar pelos interesses destes e dos munícipes, por exemplo, será que a Câmara Municipal da Sertã já se preocupou em saber o destino que o novo proprietário da serração em Cernache do Bonjardim (ex-Mafrel), lhe pretende dar? Relembro que esta unidade empregava cerca de 45 pessoas, que ficaram sem trabalho no decorrer do ano passado, e não se vislumbra qualquer sinal de que reabra.

Não quero desta forma sugerir que a Câmara se intrometa na acção dos empresários, mas é este tipo de políticas que poderá diferenciar o Concelho da Sertã e fazer com que mais investimentos venham para a nossa região.

Quero também aproveitar para fazer um apelo para que na hora de preencher a declaração de IRS não esqueçam que existe a possibilidade de consignar 0,5% do IRS a uma instituição de solidariedade social (ou outra). Não se paga mais nada por isso, e é feito automaticamente pelas Finanças, o que significa que em vez de esta verba (0,5% da colecta) ir para o Estado Central, este valor é entregue à instituição indicada na declaração de IRS. Para isso, basta preencher na declaração de IRS, no quadro 9 do anexo H, o nº de identificação fiscal das pessoas colectivas (NIPC) da instituição escolhida.

No Concelho da Sertã existem 3 instituições para as quais podemos fazer o nosso donativo, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim com o NIPC (Número que deverá ser indicado na declaração) 501289208, o Centro Social São Nuno de Santa Maria com o NIPC 500867844 e a Irmandade Santa Casa da Misericórdia Sertã com o NIPC 501422595, todas estas instituições prestam um serviço valiosíssimo ao nosso Concelho e já que existe a possibilidade de escolhermos onde uma pequena parte dos nossos impostos é aplicada, penso que será o dever de todos, efectuar esta acção que relembro não tem qualquer custo.

60 comentários:

João Pedro Nunes disse...

A crónica que hoje publico no blogue não se encontra de acordo com o que hoje foi publicado no jornal "A Comarca da Sertã" a qual se encontra cortada (sem o meu conhecimento), na sua parte mais importante, que é o apelo solidário que hoje faço.

A mesma contêm alguns erros nomeadamente no titulo onde está "Zonas Industrias" e não "Zonas Industriais" que é da minha inteira responsabilidade, visto que a minha rectificação do erro não chegou em tempo útil ao Jornal.

Quem quiser consultar o plano de pormenor publicado em diário da república pode fazê-lo no seguinte link:

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/08/146000000/3168531686.pdf

Quem quiser consultar a lista de entidades a quem pode doar uma parte dos seus impostos pode fazê-lo aqui:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/14AC8CD5-EF4C-4D73-A704-F44B0BD0541C/0/Entidades_autorizadas_a_beneficiar_consignacao.pdf


Cumprimentos

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente apelo, acho que é dever de todos nós prestar esta contribuição, pode ser que assim o dinheiro dos nossos impostos deixe de ficar todo em Lisboa e que venha mais para a nossa região.

Anónimo disse...

O nosso Concelho merece que façamos isto temos de alertar o máximo de pessoas possível, todas as 3 instituições são excelentes escolhas, todas prestam um papel importantíssimo ao nosso Concelho. Eu pessoalmente vou escolher o Centro Social S. Nuno de Santa Maria, que recentemente construiu um lar com condições fantásticas e que criou cerca de 40 postos de trabalho na nossa região nos últimos 2 anos.

Anónimo disse...

Sr. João Pedro Nunes os meus parabéns pelo seus artigos, demonstram grande visão e sentido de oportunidade como é o caso do apelo que faz. Quanto às Zonas Industriais, considero anedótico, a diferença do alargamento entre a Zona Industrial da Sertã e de Cernache, não há nada que justifique isso!

Anónimo disse...

O Sr. Calado Pina disse que havia alguns empresários interessados em investir em Cernache, esperar para ver! Eu por mim duvido que isso aconteça.

Anónimo disse...

Parabens por mais um artigo com qualidade.

Já agora, gostava de deixar uma opinião relativamente a uma iniciativa da CMS (que apoio!):
http://www.cm-serta.pt/noticias/default.asp?IDN=749&op=2&ID=88

A iniciativa é importante e útil, mas esta não irá esclarecer o povo das aldeias da Sertã, pois os "velhotes" não irão à Sertã (não têm como, não sabem da iniciativa, e simplesmente não vão). Então, porque não fazer uma mini-sessão pelas aldeias do concelho? E se estamos em crise e não se pode gastar, anda aí muito desempregado que o poderia fazer de forma voluntária... fica a opinião!

Anónimo disse...

Plenamente de acordo, uma excelente iniciativa mas deveria ocorrer pelo menos pelas várias sedes de freguesia do Concelho, principalmente nas mais rurais, com população mais envelhecida, a quem esta mudança poderá suscitar mais dúvidas.

Também deixo os meus parabéns pelo excelente artigo

Anónimo disse...

E o jardim de Cernache será que sempre avança?

Anónimo disse...

Também se irá realizar uma secção de esclarecimento sobre a TDT em Cernache do Bonjardim

Anónimo disse...

Peço desculpa pelos dois posts mas aqui fica o link http://www.jf-cernachebonjardim.pt/noticias/?id=18

Anónimo disse...

Parece que já cortaram umas árvores do terreno anexo, mas nada comparado com a grandiosa cerrada como já não é de estranhar!

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo.

A "nossa" Sertã tem muito para dar. Se formos para as cidades do litoral de Portugal, estas estão lotadas de gente. Mas se olharmos bem para quem lá vive, qual a percentagem de pessoas oriundas do Interior? Se muitos de nós que somos "beirões" de gema temos qualidade para trabalhar na cidade, porque não trabalharmos no interior?
Infelizmente o governo português tem desprezado o povo e os locais do interior: os portugueses resumem-se a números; se produzem vamos apoiá-los, se não produzem damos um subsídio para os calar e pronto. Está errado! Má política!

Se passarmos nas auto-estradas vemos cada vez mais os terrenos a serem cultivados. Às vezes, diria mesmo que revelam necessidade extrema, tal é o local onde estão. E nós? Nós temos terrenos e pessoas que desempenham o seu trabalho com qualidade. Os nossos jovens saem do interior para estudarem mas depois.. não voltam! Não voltam porque o interior não oferece uma perspectiva real de futuro. Por um lado a falta de investimento da parte governamental/camarária; por outro, até mesmo por parte das pessoas mais velhas que são um pouco cépticas às gerações mais jovens e às "modernices" (tudo tem os seus prós e contras).

Temos de repensar bem o que queremos! E isso passa por termos, por exemplo, uma boa política agrícola. Não sejas imorais ou irrealistas: vivemos num meio rural, propício para a agricultura. E a agricultura não é um "trabalho de segunda"; antes pelo contrário, a agricultura é a base da vida humana, ou não fosse esta que nos alimentasse. Mas, infelizmente, até a própria comunicação social dá mais valor a pessoas que simplesmente valem "zero" enquanto seres humanos do que a quem realmente trabalha e merece (basta olhar para os programas televisivos de hoje em dia)...

A Sertã tem tudo para crescer, evoluir. Mas para isso, não se esqueça de apoiar os seus jovens, de incentivar os mais velhos e de proporcionar uma boa qualidade de vida aos mais idosos. Porque, minha gente, um concelho do interior como o nosso tem muito mais potencial que as cidades do nosso país...

Anónimo disse...

parabens à cms. tem feito um trabalho estupendo no desenvolvimento da sertã, na Z.I é tanta industria que custa repirar, o novo centro de saúde é magnifico com excelentes condições e com consultas para todos, o turísmo é fantástico mal se encontra estacionamento na vila devido a tanto turísta que anda por aí de máquina na mão, as docas para retirar o barulho da praceta é um grande atrativo no distrito... grandes promessas eleitorais. e obra??? onde está o que promoteu?

Anónimo disse...

Sr anónimo 4 de Maio de 2012 00:42, isso não é verdade olhe para o jardim da cerrada e a construção do hotel.

Anónimo disse...

grande obras essas , fazia muita falta a Sertã não tenham a menor dúvida. Era isso e os 2 relvados para o Sertanense..

Anónimo disse...

Para não falar que o jardim que Cernache anda a pedir à décadas não há maneira

Anónimo disse...

Foram anunciados na última reunião de freguesia de Cernache do Bonjardim o nome dos interessados em lotes da Zona Industrial daquela localidade se alguém souber o nome destes empresários que publique aqui, votos de felicidades a todos eles e que tragam muitos postos de trabalho a esta terra.

Anónimo disse...

http://www.net-empregos.com/1465343/precisa-se-medico-de-clinica-geral-para-a-extensao-de-saude-de-cernache-do-bonjardim/

Anónimo disse...

ZÉ Nunes apresenta-te ao povo da Sertã com uma lista como deve ser. Tens que transformar uma lista B numa lista A+ e tens que ter coragem para correres com alguns e não te esqueças que essa pessoa que achas insubstituível tem muito melhor substituta e do mesmo sexo, é só pensares um pouco. Mas tens que ter coragem e FORÇA, AVANÇA.

Rui disse...

Parabéns pelo blog, faço votos para que continue o excelente trabalho!

Anónimo disse...

Descentralizador disse...
SERTÃ – Câmara quer alargar escolas da sede do concelho
18-Jun-2012
Oposição contesta porque “…aquilo que nós temos estado a assistir é a diminuição de alunos” – Victor Cavalheiro (PS)
------------
Isto está lá na condestável e para bom entendedor só meia palavra basta.
Se os alunos são cada vez menos e se a câmara quer alargar escolas na sede de concelho é porque quer fechar o IVS e levar os alunos para lá. De caras!
Que grande camara esta que só pucha para a Sertã e o resto é paisagem!

Anónimo disse...

Isto é grave! Estão a tentar matar Cernache! Boicote nas próximas eleições já, vamos organizar-nos para lutar pela nossa terra!

Anónimo disse...

Apoiado! Vamos para o boicote esta diferença de tratamento não pode continuar, tem de se fazer algo para demonstrar o nosso descontentamento!

Anónimo disse...

APOIADO!

Anónimo disse...

Eu concordo com vocês mas o q fazer? Já os festejos do 24 de Junho vão ser todos na Sertã e o IVS ainda faz o favor de levar parte da população cernachense de cernache para a sertã na maratona.

Anónimo disse...

É verdade e depois do anos passado a camara se ter portado tao mal com a homenagem ao d. Nuno este ano vão dar aos senhores da camara um banho de gente na estatua, fo..-..e

Anónimo disse...

Portaram-se mal no ano passado e continuam a portar, o centro dos festejos do feriado em honra a D. Nuno deveria ser em Cernache, tal como sucedia quando das grandes festas Condestabrianas de 1960 e 1970!

Anónimo disse...

Isso das comemorações do feriado é o menos, o que é mais grave é o jardim da cerrada, esse investimento deveria ter sido feito em Cernache (que não tem nenhum jardim) entre muitas outras coisas! Tem de se fazer alguma coisa para mudar isto!

Anónimo disse...

Boicote ás eleições, marcha de protesto á Sertã e mostrar a todas as pessoas da cernache que estao a ser enganadas

Anónimo disse...

Pois mas para isso é preciso organização e vontade e eu não vejo isso por aqui!

Anónimo disse...

Ponham faixas negras à volta da estátua do D. Nuno no dia 24 de Junho, para o Sr. Presidente da Câmara ver quando vier meter a misera coroa de flores! Se tivesse em Cernache era o que faria!

Anónimo disse...

E não era o primeiro a faze-lo e já no tempo do Carrteo assim aconteceu porque cernache também estava a ser discrminada fortemente, sempre estou para ver o que essse pessoal de cernache vai fazer, olhem que quando tiverem tudo vazio é tarde

Anónimo disse...

Algum corajoso que o faça? Ou está tudo satisfeito com a actual situação?

Anónimo disse...

Não estou em Cernache neste fim de semana, se não poderia estar certo que o faria!

Anónimo disse...

VAmos a cernache fazer manifestação no domingo ou não?

Anónimo disse...

VAmos a cernache fazer manifestação no domingo ou não?

Anónimo disse...

Como já referi se tivesse em Cernache era o que faria, não estando e tendo o regime mobilizado grande parte da população para a maratona o que sugeria era que na noite de 23 para 24 colocassem faixas negras, ou lençóis com palavras de ordem em redor da estátua de D. Nuno, onde às 9h30 o Presidente da Câmara virá colocar a misera coroa de flores para calar os Cernachenses.

Mas se conseguissem mobilizar pessoas suficientes para a manifestação ou para um buzinão após a cerimónia como ocorreu no tempo do Carreto acho que todos os Cernachenses e eu pessoalmente lhe ficaríamos gratos!

Anónimo disse...

Na discriminação da cernache não há quase diferença entre este e o carreto, o povo k compare as coisas

Anónimo disse...

Por isso é que há razões mais do que suficientes para ir novamente para o protesto!

Anónimo disse...

Mas que querem vocês? É óbvio que se tem de privilegiar a sede de Concelho, aqui na Sertã existem muitas necessidades que vocês não têm e já sei que como vocês são não vão fazer nada, é sempre assim, dantes também tinham muita conversa que queriam ser concelho e afinal!

Anónimo disse...

tens que beber mais umas cervejas e ficares calado

Anónimo disse...

Mas calado porquê? Que querem vocês afinal? Não percebo sinceramente!

Anónimo disse...

Se calhar queriam que a biblioteca ou a piscina coberta fossem feitas em Cernache, ou que o vosso Clube tivesse cinema como o Tasso, ridículos!

Anónimo disse...

Vamos todos para a manifestação amanhã!
Podem já ver os preparativos…
http://www.youtube.com/watch?v=sCkaw-FgsHc

Anónimo disse...

Pois mas aqui se o clube tivesse cinema também tinha pessoas porque é terra de cultura e história.
O cinema do Tasso está ás moscas, porque será?
Terra de ridiculos ou burros?

Anónimo disse...

Será então porque não fazem pressão junto da Câmara para terem cinema no cine-teatro taborda?

Anónimo disse...

Terra de cultura e história?

Anónimo disse...

Sim terra de cultura e história, todos os nomes de figuras ilustres do Concelho têm origem em Cernache!

Anónimo disse...

Pois lá em cernache não vivem de lendas mas sim de realidades históricas

Anónimo disse...

Então a volta este ano não passa na Sertã?

Anónimo disse...

Parece que não, gastaram o dinheiro todo nos cartazes no metro de Lisboa e do Porto e em Coimbra para publicitar a feira do bucho e maranho!

Anónimo disse...

Cernache com mais nomes históricos que a Sertã? Deve ser pra rir

Anónimo disse...

Por acaso estou curioso digam lá dois nomes que rivalizem com D. Nuno Alvares Pereira ou o Dr. Abílio Marçal?

Anónimo disse...

Na Sertã só lendas, vivem de lendas, a Celinda etc

Anónimo disse...

Alguém sabe a que se refere a série?

Anónimo disse...

CERNACHE DO BONJARDIM – "Centro de Saúde da Sertã queria esvaziar extensão de Cernache”


03-Jul-2012


A questão da falta de médicos na extensão de saúde de Cernache do Bonjardim esteve novamente em destaque, desta vez na última sessão da Assembleia Municipal da Sertã, pela voz do deputado e Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Diamantino Calado Pina.
Depois de ter agradecido à autarquia todo o empenho nesta matéria, mais concretamente por ter conseguido a vinda de um médico para a extensão de Cernache no início deste mês, o deputado confessou também que em toda esta luta percebeu muita coisa inclusive que “o Centro de Saúde da Sertã (CCS) queria esvaziar a extensão de Cernache” e “é preciso estarmos atentos”. Calado Pina acrescentou ainda que “pouco faltou ao CSS dizer que os utentes podiam ir todos de Cernache para a Sertã porque havia vagas para todos”.
Contactado pela Rádio Condestável o Diretor do CSS, António Silva rejeitou qualquer acusação dizendo que o CSS é um todo com as suas extensões e que Cernache será mais importante”, acrescentando que “o senhor presidente da junta entendeu as coisas mal” e que nunca houve conversa entre os dois sobre a falta de médicos. “Foi preciso fazermos uma reunião em Cernache, promovida pela Unidade Local de Saúde (ULS) em Cernache do Bonjardim para eu falar pela primeira vez com ele”, desabafou António Silva.
O diretor falou ainda do problema da escassez de médicos, algo que não se verifica só em Cernache. Atualmente aqui estão dois médicos para 3 900 utentes.

in Rádio Condestável

Anónimo disse...

O problema é que isto não se passa apenas na Saúde é em tudo!

Anónimo disse...

O Sr. Calado tem é de se mexer mais e mobilizar a população para protestar, como já disse aqui outras vezes, organize-se boicote nas autárquicas.

Anónimo disse...

http://www.jf-cernachebonjardim.pt/noticias/?id=25

A requalificação da estrada 238 é um erro! Como já foi aqui referido a melhor hipótese para todo o concelho é sem dúvida a ligação ao IC3 e se a 238 for requalificada podem esquecer esta ligação por longos anos!

Antonio disse...

Caro Sr. João Pedro Nunes,

Gostaria de saber o porquê da sua ausência das páginas da "A Comarca de Sertã"?

Gostaria que soubesse que faz falta nas páginas daquele Jornal alguém que apresente ideias novas para o concelho com você apresentava.

O meu bem haja!