sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reforma da Administração Local do Concelho da Sertã


O Concelho da Sertã, segundo o Documento Verde apresentado pelo Governo, provavelmente irá perder 6 das suas 14 freguesias, algo que certamente não será benéfico para o combate à desertificação a que se assiste no nosso país. As 6 freguesias que não preenchem o requisito de 500 habitantes definido pelo Governo, como número mínimo para ser freguesia, são Carvalhal, Ermida, Figueiredo, Marmeleiro, Nesperal e Palhais. Lembro que todas estas freguesias, com a excepção do Nesperal, perderam mais de 20% da sua população e temo que esta medida vá reforçar essa tendência.

Sendo uma reforma necessária, sobretudo no que toca aos grandes centros urbanos, é iniciada por motivos puramente economicistas e por imposição da designada Troika. Recordo que, se não fosse o despesismo das últimas décadas de Governos PS, PSD, CDS e de oposições medíocres que pouco acrescentam ao debate político (PCP, BE), não seria necessário o Interior sofrer mais esta machadada, que irá condicionar em muito a luta titânica que estas pequenas (Grandes) freguesias fazem contra a desertificação.

Vejamos a forma mais racional, de reorganizar o novo mapa administrativo deste Concelho.
A freguesia do Marmeleiro por uma questão de proximidade deverá ser incluída na freguesia da Cumeada que escapa por pouco à extinção, para além da proximidade, a Cumeada é a freguesia que mais fronteira partilha com o Marmeleiro.

Para as freguesias da Ermida e do Figueiredo a solução mais lógica seria a sua fusão, mas, mesmo assim, não preencheriam o requisito mínimo dos 500 habitantes, por isso, utilizando o mesmo critério da proximidade, estas duas freguesias deverão passar a fazer parte da freguesia da Várzea dos Cavaleiros.

Quanto às freguesias de Palhais e Nesperal, a solução natural será a sua integração na freguesia de Cernache do Bonjardim, pelos mesmos motivos (proximidade e fronteira partilhada), aos quais acrescento, que estas freguesias partilham com Cernache, a área de intervenção dos Bombeiros, CTT, Extensão de Saúde (apenas no caso do Nesperal), GNR, Ensino, entre outros serviços, além de terem uma ligação social e histórica assinalável.

A freguesia que me suscita mais dúvidas é a do Carvalhal (a maior das freguesias extintas) que apesar de confrontar com as freguesias da Sertã, Troviscal, Castelo e Pedrogão Pequeno, a área que partilha com as duas primeiras é pouco significativa, por isso, a escolha será entre a inclusão no Castelo ou em Pedrogão Pequeno. Sendo a decisão baseada na distância e na ligação histórica das freguesias, a solução mais viável é a junção na freguesia do Castelo.

Concluindo, creio que para a reorganização das freguesias do Concelho da Sertã, a preocupação fundamental, deverá ser o bem-estar das populações, a ligação sociocultural das respectivas freguesias, a sua história, fronteiras comuns e proximidade, e não a lógica de uma distribuição eleitoralista ou interesses político-partidários como receio que aconteça.

Para além da extinção das freguesias estou também apreensivo, relativamente à possível extinção dos CTT de Cernache do Bonjardim, um serviço essencial para esta vila e para o seu desenvolvimento, lembro que os CTT de Cernache do Bonjardim servem 7500 pessoas, cerca de metade do Concelho, sei que a Câmara Municipal da Sertã e a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim estão também apreensivas relativamente a esta situação, como declararam, mas espero que façam algo mais do que simples palavras. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Como diz na sua crónica seria melhor que não acabasse nenhuma, mas tendo de ser parece-me uma proposta de resolução justa.

Anónimo disse...

Se os CTT de Cernache fecham é uma vergonha, têm mais movimento que os de Vila de Rei, Pedrogão, Ferreira do Zêzere etc.

Nelson Santos disse...

Parabéns pela excelente análise a esta questão.
Quanto a mim, esta reforma peca por tardia.
Sou de Palhais,embora viva em Lisboa e concordo com a solução que propõe para esta freguesia; ( integração com o Nesperal em Cernache)
Oxalá, que " os interesses politico-partidários" não levem a melhor nesta reorganização do concelho.

João Pedro Nunes disse...

Caro Nelson Santos,

Agradeço o seu comentário, espero é que com esta junção se torne mais eficiente o combate à desertificação, principal problema da nossa região, esta solução parece-me à mais óbvia nomeadamente no caso que refere, Palhais tem uma grande ligação a Cernache, tanto a nível histórico como social, e partilha diversos serviços como referi. Espero é que as freguesias sejam responsáveis, e se unam de forma a proporcionar a melhor qualidade de vida possível às nossas gentes.

Anónimo disse...

Sou do Nesperal e espero mesmo que a freguesia do Nesperal fique a pertencer a Cernache nem vejo outra hipotese, se palhais ficar a pertencer a cernache também melhor ainda.

Anónimo disse...

http://palhais.blogs.sapo.pt/ neste blog é possível verificar mais alguns argumentos para a hipótese Cernache-Nesperal-Palhais.