sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Renovação Urbana do Concelho da Sertã


Na última reunião do executivo abordou-se a possibilidade da construção de um parque de estacionamento na Sertã para retirar o existente na Praça da República. Este parque é uma necessidade absoluta da Vila da Sertã, mais do que o jardim da “Cerrada”, e pode ser uma ajuda preciosa ao comércio local, contudo, adquirir um novo terreno, quando o Município possui um nas imediações, não é, a meu ver, um acto de boa gestão. O terreno da antiga casa Guimarães, no centro histórico da Vila seria uma opção mais racional, visto que o mesmo já é da autarquia e proporcionaria um efeito equivalente sem que fosse necessária a despesa, que só na aquisição do terreno ascenderá a mais de 10 mil euros. Estranho, também, que as necessidades da sede de Concelho sejam atendidas com uma celeridade desproporcional em relação às restantes localidades.

Fiquei também surpreendido com o debate na Assembleia Municipal em torno do Convento de Santo António, onde a autarquia pretende que seja instalado um hotel de quatro estrelas. Sendo a autarquia da Sertã, governada pelo mesmo partido do Governo mais neo-liberal que tivemos na nossa história, e que incentiva a iniciativa privada em substituição do Estado é de estranhar esta medida e entendo que não faz sentido, visto não ser justo para os empresários com empreendimentos turísticos na região. Qual será o empresário deste sector que irá investir futuramente neste concelho, ficando sujeito a que o Município decida que é necessário mais um hotel ou outra coisa do género? Não é justo que a autarquia com o dinheiro de todos os contribuintes patrocine a criação deste hotel, e deve ser o mercado a definir a necessidade da Sertã ter mais um hotel, a concessão deste imóvel a um privado não é mais que uma PPP (parceria pública privada), tão criticadas pelo PSD ao longo dos anos e ainda mais por este governo.

Sou defensor que o Município se deve cingir a apoiar os empresários e a criar todas as condições para que os mesmos se possam fixar nesta região e aqui permanecer, coisa que nem sempre acontece, e esta substituição à iniciativa privada é disso exemplo e ocorre também no caso do restaurante panorâmico na Vila da Sertã.

No Plano de Actividades da Câmara Municipal da Sertã para 2012, é também possível observar a renovação urbana do Concelho, ou melhor, a renovação da Vila da Sertã e uma renovaçãozinha das restantes freguesias. Digo isto apenas por uma questão de aritmética, senão vejamos, na vila da Sertã está previsto gastar, neste campo, em 2012 e 2013, 1 milhão e 165 mil euros, enquanto nas freguesias de Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Cernache do Bonjardim, Cumeada, Nesperal, Troviscal e Várzea dos Cavaleiros, no total serão gastos, 310 mil euros, ou seja menos de um terço. É justo para estas freguesias e para as que nem sequer são mencionadas neste plano? Eu digo não é! E que diz o Sr. Presidente da Câmara e os senhores vereadores?

Quanto à realização da próxima Assembleia Municipal em Cernache do Bonjardim como forma de descentralizar este órgão, considero uma medida interessante e espero que a mesma não se fique apenas por Cernache. Acho curioso que tenha de ser alguém com a formação e com o Curriculum do Professor Doutor José Luís Jacinto que lecciona matérias políticas em duas das mais prestigiadas Universidades Portuguesas, a ter a capacidade de análise de que a descentralização neste Concelho é urgente. Mas eu não tenho ilusões, e espero que mais ninguém as tenha, não é por a Assembleia Municipal se realizar em Cernache, que este cenário de centralismo se vai alterar, é necessário algo mais para que a descentralização de facto aconteça, bastando olhar para o Plano de Actividades e para o Orçamento do Município para 2012 que lamentavelmente não estão disponíveis no site da Câmara Municipal.

43 comentários:

Anónimo disse...

Qual a necessidade de como está a Câmara se ir comprar mais um terreno para um parque de estacionamento? O terreno da casa guimarães servia perfeitamente e se não fosse suficiente, não vejo assim tanto mal de continuarem carros na praça da republica

João Pedro Nunes disse...

Congratulo-me por verificar que o Plano Plurianual de Investimentos e Orçamento já se encontra disponível no site da Câmara Municipal da Sertã em:

http://www.cm-serta.pt/UserFiles/file/Planos_e_Orcamentos/OrcamentoePPI2012.pdf

Fico satisfeito por verificar a celeridade com que este documento foi colocado no site da Câmara Municipal, após a minha crónica.

Creio que é importante que este documento seja disponibilizado a todos os cidadãos para um melhor esclarecimento de todos.

Anónimo disse...

Os carros têm de ser retirados da praça da república! Isso não há qualquer tipo de dúvida, mas também penso que seria mais lógico a construção do parque no terreno da casa guimarães não tamos em tempo de aventuras, bem basta as que já tão em curso.

Anónimo disse...

"Fico satisfeito por verificar a celeridade com que este documento foi colocado no site da Câmara Municipal, após a minha crónica".
O amigo está completamente enganado, porque tal documento está disponível há mais de duas semanas, conforme eu constatei.
Antes de proferir as suas criticas deverá saber navegar devidamente por um site e procurar no sítio certo. Caso contrário, como agora acontece, está a cair no ridículo e é pena por tudo o que tem escrito até agora.

João Pedro Nunes disse...

Caro Anónimo,

Se o que afirma é verdade e vou acreditar que sim, peço as minhas desculpas, mas o que é um facto é que tal documento não se encontrava em local de destaque no site do município para fácil acesso de todos os cidadãos o que deveria acontecer. Agradecia que se possível me indicasse em que local do site da Câmara Municipal esse documento estava disponível.

De qualquer forma o importante é o documento estar ao dispor de todos nós.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 22:28, também eu fui a procura do referido documento no decorrer da semana passada e só o consegui encontrar neste blogue no dia de hoje. Só por isso o meu obrigado Sr. João Pedro Nunes

Anónimo disse...

Caro João Pedro Nunes:
Se entende pedir desculpas deverá fazê-lo a quem, injustificadamente, visou no seu texto e não a mim que nada tenho a ver com o assunto. Apenas pretendo esclarecer e tentar corrigir uma injustiça que acredito tenha cometido sem intenção.
Terá sido por volta do dia 7 ou 8 ou até 9 de Janeiro que eu consultei no site da camara o Plano, que está acessível em: http://www.cm-serta.pt/conteudos/default.asp?ID=191 .
Estar ou não num lugar de destaque, acho que é relativo. Espero ter contribuido para aclarar esta situação.

Anónimo disse...

Oh amigo o que interessa é que o documento tivesse disponível (leia-se disponível de uma forma fácil a todos, o que pelos vistos não aconteceu)

Anónimo disse...

olhe meu caro eu não sou defensor de ninguém, muito menos da câmara que lá terá quem a defenda. Apenas apelo ao bom senso, só isso.
O documento não está acessível de uma forma fácil? Essa é boa!
Será que tinha que ser criado um site só para o dito cujo?
Então, mas não estamos no Séc XXI onde toda a gente sabe navegar na NET?

Anónimo disse...

Olhe meu amigo, um documento desta relevância deveria ter sido colocado junto às actas da assembleia municipal ou das reuniões de câmara, o que ainda na semana passada não acontecia como eu tive oportunidade de verificar, coisa que pelos vistos não aconteceu só comigo.

Talvez fosse melhor por em destaque este tipo de documentos do que os filmes do Tasso ou estou enganado?

Sendo esta uma questão de pormenor neste artigo estranho que o Sr. só comente isto.

Quero felicitar o Sr. João Pedro Nunes pelos seus textos que transmitem muitas das questões que assolam as cabeças de muitos sertaginenses.

Anónimo disse...

Caros comentadores,

Acho que esta questão é todo irrelevante neste momento. O documento já lá está, é o que interessa. Claramente que o mesmo deveria ter sido logo colocado e num sítio acessível (não, não é mais importante que os filmes do Tasso e não, nem toda a gente sabe usar a net em pleno sec.XXI). Agora, a minha questão é: Esta ausência do documento foi relatada à CMS? Sr. João Pedro Nunes fez muito bem em expor aqui a situação, mas enviou um mail à CMS a pedir esclarecimentos? Tem todo o meu apoio em colocar aqui os textos, mas deveria ter questionado a CMS: perguntando é que se encontram respostas. Mas não deixo de lhe dar os meus parabéns por este texto!

Cumprimentos a todos!

Anónimo disse...

Pedir explicações à CMS? Não! Se as tivesse pedido provávelmente indicar-lhe-iam como chegar ao documento. É mais fácil criticar e por vezes cai-se no erro.
Mas afinal, qualquer munícipe pode pedir explicações a quem o representa, ou não? Acho que ainda não se paga nenhum imposto por isso.

Anónimo disse...

Caro Anónimo 1:29

Pelo que li neste comentários o Sr. João Pedro Nunes, já humildemente reconheceu que possivelmente errou, não acho que seja razão para tanto alarido, o Sr. já alguma vez utilizou o e-mail da Câmara Municipal da Sertã? Eu já e não obtive resposta. Também quero deixar as minhas felicitações pelo texto ao Sr. João Pedro Nunes e pedir-lhe o favor que assim continue.

Anónimo disse...

O que se deveria estar aqui a discutir é a vergonha que é a renovação urbana do concelho, reparem na discrepância de valores, na Sertã é gasto o triplo de todo o resto do concelho.

Anónimo disse...

Lá isso é verdade.

Anónimo disse...

O que eu mais estranho é a atitude dos senhores presidentes de junta das restantes localidades que assistem a estas medidas calados.

Anónimo disse...

Eu por acaso já usei o mail da CMS e obtive resposta..

João Pedro Nunes disse...

Caros comentadores,

Quero desde já agradecer todos os comentários, reconheço o meu possível erro, de facto deveria ter enviado um e-mail à Câmara Municipal da Sertã, se bem que desde que sou cronista do jornal "A Comarca da Sertã", enviei dois mails para este organismo com o objectivo de obter esclarecimentos e não obtive resposta e desta vez reconheço que não o fiz por julgar que iria ter igual resultado.

Queria também referir que esta crónica foi escrita com cerca de 15 dias de antecedência da data da sua publicação o que poderá provavelmente levar a este tipo de erros.
Irei contundo, apresentar as minhas desculpas a quem de direito e peço-a também a vós.

De qualquer forma fico contente por verificar que o documento actualmente se encontra num local mais acessível a todos, que era o que desejava com esta referência.

O meu obrigado a todos

Anónimo disse...

Sr. João Pedro Nunes,

Admiro a sua coragem e humildade por se colocar sobre este "escrutínio" sem qualquer necessidade. Não considero que seja razão para tanta conversa. Parabéns pelo seu trabalho, faço votos que assim continue, tanto pela actualidade dos temas que aborda como pela sua capacidade de análise e de apontar soluções.

Quanto ao que realmente interessa, neste caso a renovação urbana, também não compreendo esta discrepância de valores, mesmo sendo da Sertã e teoricamente beneficiado, tem sido gastos rios de dinheiro mal gasto apenas para inglês ver, sem potenciar em nada o nosso desenvolvimento, considero escandaloso que não se aproveite o potencial turístico do local de nascimento de D. Nuno Álvares Pereira entre outros.

Mais uma vez as minhas felicitações, continue assim.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentador anterior, fazia falta na Comarca da Sertã e no nosso concelho um comentador que não vai atrás dos jogos políticos.

Considero que a nível da renovação urbana urge renovar os centros históricos, principalmente das 3 vilas do concelho.

Anónimo disse...

Não vai atras dos jogos politicos e dos contratos milionarios para fazer livros e filmes para quem a gente sabe

Anónimo disse...

Porque é que a Câmara da Sertã com o dinheiro de todos nós comprou o Convento de Sto. António para agora o dar?

Se não têm mais nada pa fazer ao dinheiro podem dar-mo a mim.

Anónimo disse...

Alguém sabe dizer quando é a assembleia em Cernache?

Anónimo disse...

A cm da sertã é uma vergonha! Agora até as assembeleias municipais são em cernache! Oh zé demita-se ... Isso não é para quem quer... Demita-se a sua gestão é uma vergonha... Passe os olhos por proença... Basta ver por exemplo o site... Ande na rua... Uma coisa o sr aprendeu depressa foi o "low profile" demita-se... O sr nao sabe o q anda aí fazer.

Anónimo disse...

A assembleia deveria ser sempre em Cernache.

Anónimo disse...

O comentador das 08:32 ainda devia estar com o sono a afectar a cabeça.

Não sou apoiante total das decisões desta CMS mas caro anónimo o facto d assembleia ser em Cernache é uma boa medida! Aliás, a assembleia devia era ir rodando por todas as freguesias, isso sim!

E relativamente ao site.. o que tem? ah espere, elogia um site que, por exemplo, até está mais desactualizado (em termos da agenda do lado direito) que o da CMS? Nunca tinha visitado o site de Proença (obrigado pela recomendação, mas até aqui o senhor não tem razão!

As verdades são para ser ditas: nem tudo é perfeito na CMS, mas o que enuncia, são dois factos sem qualquer fundamento.

Anónimo disse...

Mas também é um facto que o site da Câmara da Sertã se encontra permanentemente desactualizado.

Anónimo disse...

Assembeleia é e deverá ser sempre no salão da assembeleia municipal...

a próxima podem fazer na serra do picoto rainho... ASSIM RECEBM MAIS AJUDAS DE CUSTO E DE DESLOCAÇÃO...

VERGONHOSO !

Anónimo disse...

Esta é a única forma dos deputados municipais saírem daquele buraco que é a Sertã e virem conhecer o resto do concelho que também têm necessidades e mais urgentes do que as da Sertã.

Anónimo disse...

A assembleia municipal realizasse dia 25 de Fevereiro no auditório da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.

Anónimo disse...

Que eu saiba não quaisquer ajudas de custo aos deputados municipais, o Sr. está a fazer uma confusão tremenda

Anónimo disse...

o sr.º é que está enganado....

Anónimo disse...

Então já que é tão esperto diga lá quais as ajudas de custo?

Anónimo disse...

fique o sr com a sua santa ignorância... ande lá com a bandeirinha na mão... deves ser algum que mama do tacho!

Anónimo disse...

Parece-me que ignorante é o Sr. então e as ajudas de custo serão calculadas a partir de onde?

Existem muitos deputados municipais de Cernache caso não saiba, pelo que segundo diz, os deputados oriundos da Sertã desta vez iram receber mais ajudas de custo ao invés dos deputados cernachenses.

Mas prove lá o que diz já que se considera com tanta razão de quanto e como são calculas essas ajudas?

Anónimo disse...

Sr. Anónimo de 15 de Fevereiro de 2012 13:36, concordo plenamente, se a assembleia municipal não fosse em Cernache, muitos deputados municipais passavam o mandato sem visitar esta Vila que tem uma importância extrema no Concelho da Sertã. Esperemos é que as decisões pendam conforme o sitio onde se realiza a assembleia para ver se em Cernache se faz alguma coisa, já que até agora foi tudo para a Sertã.

Anónimo disse...

complecta vergonha mas será que o presidente da assembleia municipal vai faltar à assembleia de cernache???????????? ~Sou da serta mas ele foi eleito por tiodos os do concelho e isto á uma grande VERGONHA ele que se retracte e o Sr Joao Nunes ja sabe disto ou ai pela sua terra fala se nisto?

Anónimo disse...

Se o anónimo anterior se explicasse melhor talvez ajuda-se, visto que não é compressível o que pretende dizer.

Anónimo disse...

Realmente o Sr. Anónimo das 23:33 tem de se expressar melhor, que o seu português é incompressível, aconselho-o a ir para a escola mais uns tempos.

Anónimo disse...

O assunto não está em nada relaccionado com o post, por isso as minhas desculpas, mas alguém sabe se haverá cinema este fds no Clube de Sertã?

Não está nada no site da CMS, e como vou poucas vezes à Sertã o cinema era uma boa opção para o serão de sábado!

Anónimo disse...

Este fim de semana não há cinema na Sertã, aconselho-o a ir beber um copo ou a Casa da Malta, ou ao Clube Bonjardim em Cernache um dos melhores bares do concelho.

Anónimo disse...

Se renovam é porque renovam, se não renovam é porque não renovam, se fazem assembleias fora da sertã vai se gastar em ajudas de custo, se fazem sempre na sertã estão a ignorar o resto do concelho, se fazem hotel é porque gastam de dinheiro, se não fazem hotel é porque é uma vergonha a vila não ter hotel, se o presidente toma iniciativas é malandro se não toma também é ...

é bom ser sempre do contra

Anónimo disse...

Caro anónimo, a Sertã já tem hotel! o Lar Verde, só por ai se vê a lógica do seu comentário. Quem defende a descentralização não criticou as ajudas de custo, pense antes de falar!