sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vergonhoso!

O investimento recentemente anunciado pela Câmara Municipal da Sertã para a “Cerrada” é vergonhoso, são 943 mil euros para mais uma área verde na sede de Concelho com mais de 20 mil m2, quando as restantes localidades deste Concelho ficam sem nada.

Recorde-se que há poucos meses o Senhor Presidente da Câmara recusava-se a comprar um terreno em Cernache do Bonjardim com 2 mil m2, para a construção de uma área verde por 40 mil euros, ou seja a área verde que para a Edilidade, Cernache nem merece ter, não dará, provavelmente, para a construção de um dos campos de jogos que vão ser construídos na nova área verde da Sertã. Mais uma vez, as diferenças de tratamento entre a sede concelho e as restantes freguesias são gritantes e uma vergonha para este executivo.
A Sertã possui actualmente a Alameda da Carvalha como área verde de referência com uma dimensão assinalável quando comparada com as existentes em vilas vizinhas, bem como a Praia Fluvial da Ribeira Grande e a sua área envolvente e é ultrajante para as restantes freguesias os investimentos megalómanos que ocorrem na sede de Concelho.

 Recordemos, as magníficas obras do estádio Dr. Marques dos Santos orçamentadas em cerca de 270 mil euros, as piscinas cobertas que para além do seu custo exorbitante, constituem uma despesa que no último ano ascendeu aos 165 mil euros de saldo entre despesas e receitas, Volta a Portugal em Bicicleta, ponte pedonal sobre a ribeira orçamentada em 120 mil euros, feiras das tradições e FAFIC’s que ascenderam a largas centenas de milhar de euros, recuperação do Convento de Sto. António e da Escola da Abegoaria, etc .

Depois de enumeradas algumas das obras grandiosas da sede de concelho o que sobra para as restantes freguesias? Por exemplo, o jardim que é reclamado em Cernache há décadas (como poderão verificar na minha reflexão de 19 de Agosto de 2011, disponível no meu blog), continua a não passar de uma miragem, mas claro, que naquela localidade não poderiam ser gastos 943 mil euros, para uma área verde quando não existe nenhuma! Em vez disso amontoam-se espaços de lazer na Sertã, não admira assim os resultados dos últimos censos que como referi na primeira crónica que escrevi para este jornal, demonstram que apenas a freguesia da Sertã ganha população e com a actual política esta situação irá continuar.

Acho que é necessário que alguém explique a Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal da Sertã e demais membros do executivo, o que é equidade, algo que alguém que assume um cargo público e principalmente um presidente de câmara deveria ter conhecimento.

Verifico, contudo, que esta tendência não se regista apenas no PSD, se olharmos para o balanço que o PS faz dos 2 anos de governação deste executivo, podemos verificar que, no Comércio apenas se fala da Rua Cândido dos Reis na Sertã, esquecendo por completo as outras duas vilas do Concelho com comércio significativo Pedrogão Pequeno e Cernache; no campo da Educação apenas é falada a Escola da Abegoaria, no que toca à Saúde somente se fala da Construção do novo Centro de Saúde da Sertã, que como já referi em reflexões anteriores considero prioritário para o Concelho, mas não é de todo, o único problema neste campo, sendo a falta de médicos neste momento o mais urgente; terminam com a Indústria onde é falada da promessa eleitoral do PSD, a Criação de um Parque Empresarial e Tecnológico na Zona Industrial da Sertã, como não é de estranhar e ainda constatam a fixação de 3 grandes empresas no Concelho quando o PS se encontrava à frente dos destinos da autarquia, curiosamente ou não, na Sertã.

Ou seja, é com pena que verifico que para quem governa existam munícipes de 1ª e de 2ª e que o Concelho se cinja à vila da Sertã, esquecendo os restantes habitantes do Concelho que para além de terem o direito de ser tratados com equidade por parte do Município, são eleitores que talvez um dia, através do seu voto, castiguem quem em vez de promover a união e os interesses deste Concelho, se cinja a estimular o centralismo e a provocar a desunião, não será de estranhar que com o continuar das actuais políticas, surjam como em outras alturas da História do Concelho, movimentos de cisão. 

35 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudo! Concordo inteiramente com o que afirma é de facto vergonhoso!

Anónimo disse...

Acho incrível como os restantes presidentes de junta aprovam o orçamento desta forma. Será medo?

Anónimo disse...

E o Sr. Calado? Que diz disto?

Anónimo disse...

Não é apenas o calado que tem de dizer mas todos os presidentes de junta, Castelo, Nesperal, Palhais e Cabeçudo só teriam a ganhar em protestar em conjunto com Cernache.

Anónimo disse...

Até que enfim alguém isento na Comarca da Sertã, já fazia falta alguém que naquelas páginas escreve-se sem instruções partidárias por trás.

Cernachense disse...

O Presidente da Junta de Cernache Bonjardim é que mais se tem batido por este projecto do jardim, quem aqui fala sobre ele estar calado, não esta ser honesto e so vê o que "a cor partidária" lhe diz.
O jardim não é feito porque é em cernache do Bonjardim, e so se faz depois de haver 2 na Sertã.
Sempre foi assim.
Cernache tem um campo relvado, então Sertã tem que ter dois.
Cernache tem uma Zona Industrial, Sertã tem uma maior.
Cernache em uma equipe de futebol a Sertã tem duas.
Quem paga?

Anónimo disse...

É verdade que se tem batido mas será que não poderia fazer mais?? Porque não votou contra o orçamento em sinal de protesto?

Anónimo disse...

Boicote nas próximas eleições autárquicas!

Cernachense disse...

Porque se calhar no orçamento ja esta essa verba contemplada.
A questão não é saber se vai haver jardim ou não. Porque será feito, todos os intervenientes politicos consideram-na como uma obra que pode e deve ser feita no actual estado economico, a questão é "quando"?

Anónimo disse...

Será feito? E a ser feito porquê a cerrada primeiro? Que dimensões terá? Serão os 2000 metros? Será o parque de feiras na sua totalidade?

Anónimo disse...

Não sei se serão os 2000 metros, mas nunca serão os 20 mil da cerrada!

Anónimo disse...

Tou para ver a adesão que a assembleia municipal tem em Cernache. Sem dúvida que arranjar a cerrada é mais urgente que fazer um jardinzeco em Cernache sem jardim! Já têm o Atelier e já não é mau

Anónimo disse...

O que é que este executivo fez em Cernache? Nada! Desde do tempo do Ângelo Farinha que não acontece nada em Cernache e ai teve de ser porque estavam sobre ameaça de Cernache se tornar Concelho!

Anónimo disse...

Nada disso! O Angelo Farinha e o Carreto mataram Cernache e o Paulo Farinha fez tudo o que lhe foi pedido se não concordam perguntem ao calado pina: DIGAM AS VERDADES.
O Angelo Farinha desviou o ic8 para P Grande e arranjou maneira da estrada 239 para Ferreira nunca ser arranjada como deve ser.
O Carreto tentou acabar com Cernache e foi só nesse tempo que se falou de Cernache a concelho. DIGAM AS VERDADES

Anónimo disse...

Tudo o que foi pedido? É para rir? Nenhum presidente de Câmara apoiou Cernache nas últimas 2 décadas.

Anónimo disse...

Para dizer isso, deve algum novato sem o mínimo conhecimento da história recente deste concelho.

Anónimo disse...

Clarissimo, toda o mundo sabe disso.

Anónimo disse...

Estão a afirmar que o Paulo Farinha fez tudo por Cernache? Dêem lá exemplos sff

Anónimo disse...

O Atelier por exemplo.

Anónimo disse...

E o que fizeram na Sertã nesse período? Piscinas? Escola da Abegoaria? etc.

Anónimo disse...

Escola Básica o maior investimento dos ultimos anos. A Escola da Abegoaria tem mais 50 anos.

Anónimo disse...

A escola básica é um investimento do poder central

Anónimo disse...

E as piscinas também não é? Claro que é exactamente igual.

Anónimo disse...

Do poder central mas comparticipado pela camara, e obras em cernache? Todas as que foram pedidas e que nunca tinham sido feitas pelo carreto, pergunte na junta e saberá

Anónimo disse...

joão nunes o amigo não quer fazer uns filmezeco e escrever um livrito sobre o concelho e arrecadar 50 mil aerios da camara?olhe que sempre vale a pena pois veija:
Vejam é escandaloso.
Data de publicação: 20-06-2011
Tipo: Ajuste Directo
NIF 206194030
Nome entidade adjudicatária
Rui Pedro Farinha Lopes
País: Portugal
Objecto do contrato:
Elaboração de uma monografia e filme sobre o concelho de Sertã
Data da celebração de contrato: 13-06-2011
Preço contratual: € 50.000,00
Prazo de execução: 730 dias
Compreendam agora o comportamento do autor do blogue Sr. Rui Lopes.
Tem garantido durante dois anos, a módica quantia de um ordenado mensal de 2.083€.
Como é que este sr. pode ser imparcial?
Tenha vergonha Sr. Rui Lopes.

11 Janeiro, 2012 21:58

Anónimo disse...

Cernache foi constantemente posto para trás por todos, mas não só Cernache, tirando a Sertã todos foram prejudicados.

Anónimo disse...

VERDADINHA, todos aqueles tipos cavam para o mesmo sítio e os pategos de cernache a olhar não sei pra quê.

Anónimo disse...

Cernache e não só, Pedrogão, Castelo, Cabeçudo, Troviscal etc.

Anónimo disse...

Como é possível que em plena época de crise se gaste 1 milhão num jardim quando existe outro ao lado? Segundo consta as obras já estão embargadas devido à parede para afunilar a ribeira!

Anónimo disse...

Não comparem por favor, o investimento numa escola e numa piscina coberta, porque nada têm haver, a escola é um direito básico.

Anónimo disse...

4 de Janeiro de 2012 12:22
Tem que tentar escrever melhor para se perceber o que quer dizer

Anónimo disse...

E avança o estacionamento na Sertã.

Anónimo disse...

leNa sertã avança tudo

Anónimo disse...

Sr João nunes eu não o coneço mas deixo aqui os meus parabéns pelo seu blogue e peço-lhe que não se deixe comprar e não faça trabalhos para uma entidades que goistam de filmes e livros

Anónimo disse...

E como é na Sertã, não avança um, mas dois parques de estacionamento!