sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atelier Túlio Vitorino, Sertã Saúde Mais e Agenda Cultural

Aguardo com muita expectativa a decisão da Sra. Vereadora da Cultura relativamente ao novo projecto para o Atelier Túlio Vitorino, uma vez que é necessário fazer algo para activar aquele espaço (digo activar e não reactivar porque nunca esteve, de facto, activo). Requalificado pelo anterior executivo e subaproveitado desde então, é bom que se encontrem soluções para um edifício lindíssimo de arquitectura neo-árabe, que foi casa e atelier de Túlio da Costa Vitorino, pintor com grande reconhecimento a nível nacional e internacional, com vários dos seus quadros expostos em alguns dos mais importantes museus do nosso país como são exemplo os Museus Machado Castro em Coimbra e de Arte Contemporânea em Lisboa. Por exemplo, no decorrer dos meses de Novembro e Dezembro este espaço tem uma tímida utilização com apenas 2 actividades.

Creio que o sucesso passa por um horário mais alargado e uma melhor informação deste horário e das actividades, nomeadamente através das escolas, comunicação social e site da Câmara Municipal (que estranhamente, ou não, nunca tem em destaque actividades de fora da sede de Concelho). Uma boa articulação com a Escola Básica S. Nuno de Santa Maria e com o Instituto Vaz Serra seria naturalmente benéfica, e estas instituições encontrariam certamente utilidade naquele espaço.

Concluindo, seguindo o bom exemplo de gestão da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (felizmente rebaptizada para fazer uma justa homenagem a este vulto do Concelho da Sertã) que tem revelado um excelente dinamismo e diversas actividades, o Atelier Túlio Vitorino poderá ter igual sucesso e adesão com uma politica de actividades e horários semelhantes.

Outra das hipóteses que poderá ser explorada é a de aliar a vertente cultural do Atelier, com a vertente histórica, podendo ser outra solução de local para o Museu Municipal que tem sido muito falado ao longo dos últimos anos. Com as restrições orçamentais, não se afigura fácil num futuro próximo a construção ou requalificação de um edifício para acolher o referido Museu e para além disso existem muitas necessidades mais prioritárias no decorrer dos próximos anos, como a construção de um novo hospital na Sertã, a construção do jardim público em Cernache do Bonjardim, a criação de uma incubadora de empresas, o investimento nas Zonas Industriais do Concelho entre outros. Assim aquele edifício poderia ter a vertente de dar a conhecer o pintor Túlio Vitorino e a vertente de Museu Municipal com um espaço para os achados arqueológicos do Concelho entre outros.

Aproveito para saudar a iniciativa da Câmara Municipal da Sertã pelo projecto “Sertã Saúde Mais” realizada em cooperação com os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Sertã, que tem como objectivo rastreios médicos regulares, fundamentais para a prevenção de doenças. Faz também parte deste projecto uma “Linha de Apoio ao Munícipe” sobre a qual aguardo mais informação para perceber o que diferenciará esta linha do 112, se justifica mais um custo para a Câmara, e o critério que levou à escolha dos Bombeiros Voluntários da Sertã para ficar sediada esta “Linha de Apoio ao Munícipe”. Sendo uma iniciativa meritória, não se deve camuflar os principais problemas da saúde no nosso Concelho, como a falta de médicos e as condições das instalações e valências do centro de saúde da Sertã.

Para terminar sugiro que observem o plano de actividades culturais para o mês de Novembro e Dezembro 2011 no Concelho da Sertã: 1actividade na Cumeada, 2 em Cernache do Bonjardim e 25 na Sertã. E as restantes freguesias? Porquê esta diferença de tratamento? As assimetrias não se verificam apenas entre Litoral e Interior, até dentro do próprio concelho se assiste a uma diferença de tratamento, que como já referi em textos anteriores, me custa entender. 

32 comentários:

Anónimo disse...

A diferença de tratamento que se refere e bem continua, é compreensível o dinheiro gasto na cerrada? Quando existem tantas coisas mais urgentes onde gastar o dinheiro? A Sertã sempre foi beneficiada relativamente ao resto, mas nunca tanto como hoje.

Anónimo disse...

Alguma vez o Museu vai para Cernache? Com esta Câmara impossível!

Anónimo disse...

A Câmara está falida e anda a gastar dinheiro com a cerrada é óbvio que o nem o jardim em Cernache nem o museu avançam.

Anónimo disse...

Em cernache não avanca nada a variadora nao deixa

Anónimo disse...

Nem a "variadora" nem o presidente nem os adjuntos... É uma vergonha!

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo off-topic, mas:

http://www.cm-serta.pt/noticias/default.asp?IDN=659&op=2&ID=88

Deixo o desafio ao Sr. Presidente da Câmara: Porque não abrir a discussão da redução dos consumos, da eficiência energética e das "cidades inteligentes" a toda a população da Sertã? Ou com um debate sobre o tema: explicando, divulgando e esclarecendo muitos assuntos relacionados com o consumo energético; ou uma recolha de ideias dos sertaginenses para melhorar a pegada ambiental do concelho. O concelho precisa de dinamismo!

Fica a sugestão!

Anónimo disse...

Seria interessante abrir essa discussão de facto, mas também o seria no caso das obras públicas que este executivo tem levado a efeito. Mas a Câmara parece que não está interessada em ouvir ninguém, executa obras de cariz muito duvidoso e a beneficiar sempre a mesma localidade, para que serve a junta de freguesia da Sertã? Essa sim poderia acabar, a Câmara substitui-a plenamente.

Anónimo disse...

Concordo!
Aliás todas as juntas nas sedes de concelho deviam ser as primeiras a acabar. Já!

Anónimo disse...

Temo que essa medida reforce a tendência de favorecimento que já se verifica em larga escala.

Anónimo disse...

Favorecimento?Pode explicar?

Anónimo disse...

É muito simples! A vila da Sertã ser beneficiada a nível de projectos e obras publicas relativamente ao resto do concelho.

Anónimo disse...

Então mas já o está a ser e de descarada forma! Só não vê quem é ceguinho. E o Pina está calado

Anónimo disse...

Os muitos milhares ou milhão para o sertanense e agora a Serrada

Anónimo disse...

E isso são apenas exemplos, não existe nenhum investimento significativo resto do concelho apenas na vila da sertã!

Anónimo disse...

E ninguém consegue ver isto, que tristeza

Anónimo disse...

Muita gente vê, e o autor deste blog tem alertado para o facto desde o seu primeiro artigo na comarca da sertã. E pelos vistos não é o único.

Anónimo disse...

Tou para ver o Pina sexta feira na assembleia municipal, se fica calado! Primeiro o Miradouro na Serra da Santa, agora o jardim, é sempre a mesma coisa.

Anónimo disse...

Então que tal correu a assembleia?

Anónimo disse...

o Sr. Presidente anunciou a construção do novo centro de saúde da sertã, vamos é ver quando, e também a realização da próxima assembleia municipal em Cernache do Bonjardim, uma medida de folclore.

Anónimo disse...

Cernache? essa nao precisa de mais nada já tem jardins; parques de laser e tudo mais pois o calado até votou a favor do orçamento portanto está tudo bem

Anónimo disse...

Então o Calado como boa ovelha foi atrás do rebanho e manteve-se como nome indica Calado, neste país tudo vai atrás do que as chefias partidárias defendem.

Anónimo disse...

Não sei porque criticam de folclore a medida da assembleia se realizar em Cernache. Aliás, deveria era realizar-se também em freguesias mais pequenas. Critica-se a desertificação do interior, mas como já foi dito, temos de combater também a desertificação interna dos concelhos do interior. Mais do que isso, há que diminuir a distância entre o poder e o povo, isto é um princípio.

Anónimo disse...

Pois mas o que é necessário é dividir a obra por todas as freguesias que é o que não acontece! Estas medidas são boas, mas apenas para inglês ver. Visto que não vai ter efeitos nenhuns

Anónimo disse...

A obra é toda feita na sertâ mai nada

Anónimo disse...

E porquê? E o mais estranho é os vários presidentes de junta assistirem impávidos e serenos a tudo sem dizer nada.

Anónimo disse...

Para quê essa medida de fazer a assembleia em Cernache? Não vejo que lucro se possa daí retirar

Cernachense disse...

Claro que é uma boa medida! Se for bem divulgado e população aparecer so para assistir, seria uma lição para os centralizadores.
Tirando as cerimonias oficiais e tomadas de posse a Assembleia Municipal so teve muita assitencia quando se discutiu a prosta de criar o ceoncelho de Cernache.

Cernachense disse...

"proposta" "concelho" peço desculpa

Anónimo disse...

Que adianta essa medida? Se as obras continuam a ser feitas no mesmo sitio?

Anónimo disse...

Vejam é escandaloso.
Data de publicação: 20-06-2011
Tipo: Ajuste Directo
NIF 206194030
Nome entidade adjudicatária
Rui Pedro Farinha Lopes
País: Portugal
Objecto do contrato:
Elaboração de uma monografia e filme sobre o concelho de Sertã
Data da celebração de contrato: 13-06-2011
Preço contratual: € 50.000,00
Prazo de execução: 730 dias
Compreendam agora o comportamento do autor do blogue Sr. Rui Lopes.
Tem garantido durante dois anos, a módica quantia de um ordenado mensal de 2.083€.
Como é que este sr. pode ser imparcial?
Tenha vergonha Sr. Rui Lopes.

Anónimo disse...

A camara até pode ter comprado o atelier do Túlio mas este faz parte integrante de Cernache do Bomjardim,NÃO TIVESSE SIDO ELE UM GRANDE CERNACHENSE

Anónimo disse...

Uma pequena noticia,encontra-se guardado um espólio a ser duado para este museu que será entregue no dia em que se tiver a certeza, que esta bela obra funciona mesmo como um museu. Mas enquanto for este elenco camarario com esta variadora e o presidente da junta de Cernache continuar CALADO nada a fazer.Tenho muita pena pelos Cernachenses.
Um cernachenses